segunda-feira, 14 de setembro de 2009

EU VOU...

Matisse hoje / Aujourd'hui
De 05 de setembro a 01 de novembro de 2009

Pela primeira vez no Brasil, e na América Latina, exposição individual de Henri Matisse (Le Cateau-Cambrésis, França, 1869 – Nice, França, 1954), um dos mais destacados artistas do século XX. A mostra exibe cerca de 80 obras que integram importantes coleções públicas e privadas, da França e do Brasil.

Sábado próximo, estou me programando para ir à Pinacoteca. Parece legal a exposição de Henri Matisse. Eu, desde que conheci o impressionismo - meu pintor predileto o Cézanne - comecei a me atrever um pouquinho mais, no mundinho das artes plásticas, e foi aí que me deparei com o Matisse. Com o fauvismo. Eu, que adoro cores quentes - por isso também gosto de Gauguin - fiquei enlouquecida, quando vi as telas de Matisse. O meu papel de parede do computador é um quadro de Matisse. Lindo! Vermelho. Uma casa, mesas, quadros, cadeiras... E então, a fim de ver mais umas coisinhas desse pintor, dei uma navegada, na internet, e encontrei essa tela, a qual está linkada, no presente post. Não é linda? A sensualidade despojada. A languidez dessa felina! O retrato desse cotidiano transpira simplicidade. O que ela acabou de fazer? O que está pensando? Seu cabelo está assentado. Seu olhar está fatigado. Sua pele parece macia.

Vou dar um pulo até a Pinacoteca e depois conto a vocês o que vi.

Nenhum comentário: