segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uma sonhadora. E daí?

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pérola jogada aos porcos

Um doido na esquina.
E ele bebe algo forte,
vejo o seu rosto contorcer
toda vez que dá um trago.

A caneca que segura com as duas mãos
é pouco importante, mas é lúcida da dor
de quem nunca fez questão
de ser como querem que sejamos:
prolixos amantes de olhares neutros.

A caneca está envolta por uma fita vermelha.
O doido de tempos em tempos
fala uma palavra aqui, outra acolá.
Sua roupa está molhada.
De onde estou, não consigo ouvir nitidamente o que fala:
ilusões? o ouro do otário? faça o seu melhor?
E dentro de mim morre uma parte mesquinha e medrosa.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

DIETA PARA SER BONITA E ELEGANTE

Segunda-feira
Tudo passa. Esteja certíssima disso. Mas até lá: o cinza carmim, na janela do seu coração-mente.

Terça-feira
Impossibilidade foi o que disseram aqueles que amamdesdenham a presença de quem você mais gosta ser: a Sra. À Revelia. Então vire A Indomada.

Quarta-feira
Torne insuportável caber no tamanho do seu próprio desejo e finja seguir os conselhos que lhe dão. Por favor, seja discreta.

Quinta-feira
Não ajeite o seu espírito denso, no corpo, enquanto todos comem, soltam gargalhadas e planejam sérios compromissos. Isso lhe deixará com um ar impertigado e ao mesmo tempo doce. Dica: deixe a nuca à mostra.

Sexta-feira
Sinta uma vontade brutal de viajar e ali - qualquer ali de idioma estrangeiro - fique ao lado dele. Deseje uma nova profissão. Um novo corte de cabelo. Novos sapatos e uma bicicleta para passear com o rapaz à beira do rio.

Sábado
Espasmo II. Vire de costa, lentamente. Não olhe para trás. Siga em frente. Calcule a sua raiva. Limpe suas têmporas suadas e pule o buraco à sua frente. Olhe para a lua e tente sorrir enigmaticamente.

Domingo
Espasmo III. Eleja uma árvore. Admire a sua copa. Espere anoitecer e não uive. Aguarde que lhe visitarão com boas notícias e dicas para ser bela.

FOTO: Une femme est une femme de Jean-Luc Godard.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mistério

Me disseram que sou misteriosa - e achei a observação pertinente. Não tinha o que responder. Encostei a cabeça, no travesseiro, e sorri. Imediatamente, lembrei-me de um episódio: mamãe, após o falecimento de uma pessoa muito amada por nós, estava caminhando, no corredor da casa, rezando o terço. Olhei seduzida e ela como que adivinhando a minha curiosidade respondeu, em murmúrios: "Todos os dias rezo um Mistério para alma dele.... Para a família dele ter o conforto merecido... Para sua irmã ter muita sabedoria e força... Para você... Para seu pai... Para suas outras irmãs... Para termos saúde e dinheiro....". Depois dessa lembrança, me deixei em paz e não quis mais saber de mim e nem dos outros. Não respondi ao comentário e apenas o abracei.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CARTA PARA MEDÍOCRES

São Paulo, 07 de fevereiro de 2011.

Prezado(a) alma de tampinha de garrafa amassada e presa, no asfalto

Venho por meio desta, para lhe dizer: tem coisas que não descem e pronto. Ficam entaladas na garganta, compreende? Isso inclui seres humanos bem pequeninos que têm uma alma parecida com uma tampinha de garrafa amassada e presa, no asfalto. Bem, entenda como quiser. Mas há pessoas e situações que não descem e graças a Deus, pois isso só mostra o quanto o meu termômetro para a mediocridade está funcionando bem. Inclusive para a minha própria - confesso -, pois se eu reconheço, em você, minimamente, o que me agride e envergonha é porque de alguma forma compactuo com isso, certo? Você, meu caro (a), poderia ser eu e vice-versa, ok, a questão é que você caminha por uma via e eu por outra, nesse destino de Meu Deus, e desse modo eu serei o seu eterno simulacro e você o meu. Mas olhe a diferença: sinceramente, adoro caminhar pelas sendas que mesma bordei, nas noites insônes, para encontrar o que há de melhor em mim... Manja? Enfim...

Tenha um bom dia.
Não me leve a mal.
Cordialmente

Ariane M.