domingo, 26 de julho de 2009

O CORAÇÃO...

Ainda me lembro. Morava na Monte Alegre, quando fui à casa de um vizinho bater um papo. Em cima de sua mesa - em meio a bagunça - deparei-me com um recorte de revista. O que é isso? Era um dos bordados do Leonilson, o Voilà mon couer [Here is my heart] . Fiquei embasbacada e isso foi tão nítido, que ele me deu a figura. Não tardou muito, entrei na internet e fiz uma breve pesquisa sobre a sua obra. Como me trespassaram!

"O pequeno Voilá mon couer mede 22x30 cm consiste num pedaço de lona pintada de tinta acrílica dourada, com uma fina tira horizontal de feltro acinzentado em sua borda superior. Bordados na lona com linha azul clara, há vinte pingentes de cristal lapidado, sobras de um candelabro quebrado. Sem chassi, o trabalho tem três furos na borda de feltro - um no canto esquerdo, outro no canto direito e um terceiro ao centro - que permitem seu proprietário pendurá-lo por pregos numa parede."

Era tão frágil. Aquilo era extremamente, precioso.Os cristais pareciam lágrimas. Era obscena a sinceridade daquela obra, começando pelo título Voilà mon coeur! Aqui está o meu coração! A exposição dos sentimentos mais íntimos, sinceros e profundos. Cheguei a colar na parede do meu quarto durante um tempo a figura que ganhei.

Aos poucos, fui conhecendo um pouco mais de sua obra. Cheguei inclusive a conhecer a sua irmã, fui até o Projeto Leonilson, que ficava na Vila Mariana. Vi sua coleção de brinquedos, mais bordados e telas. Sua irmã disse que ele sempre perguntava: - O que achou disso? E mostrava uma criação. Ela respondia: - Não entendo muito de arte. Ele: - Não importa, você precisa apenas ver se gostou ou não.

O caráter intimista, subjetivo de sua obra, de expressão identitária me agrada demais. Alguns borados em voil são de uma delicadeza que assemelha a uma entrega súplica de apaziguamento de tormentas, tal como o O Pescador de pérolas. Entre tantas outras.

Ontem, com dois amigos em casa, comendo um bom macarrão, folheamos o livro São tantas as verdades do Leonilson. Vale a pena, conhecer sua obra!

Um comentário:

SUSHI disse...

As vezes me sinto como um Voilá mon couer...