segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CONQUISTAS...

Hoje, tive a resposta do pessoal da secretaria da Pós-Graduação da PUC/SP. Pois é: consegui a bolsa do mestrado. Uau! Como estou feliz! Lembro-me de, exatamente, no ano passado, estar sentada, em frente do computador da A Cor da Letra, esboçando o meu pré-projeto. Para quem não sabe, a minha área de atuação de trabalho está relacionada à leitura, principalmente, a literária.
Em 2008, participei como técnica do projeto Prazer em Ler - Escolas Públicas, que tinha como objetivo capacitar professores, coordenadores e alunos como mediadores de leitura a partir de uma perpectiva cultural e não meramente alfabetizadora.
A experiência que tive foi tão rica, assim como os encontros com as pessoas durante esse ano, que seria uma grande burrada não transformar isso em mestrado. Então, pouco a pouco, após voltar de um longo dia de trabalho - pois fiquei responsável em acompanhar 9 escolas do extremo sul de São Paulo - esboçava sobre a minha escrivaninha os problemas relacionados à leitura literária, os quais gostaria de compreender, com mais profundidade, em uma pesquisa.
O fruto foi tornando-se maduro. Encorpado. Viçoso. Passei no mestrado, ampliei o projeto para concorrer a bolsa e, agora, graças a Deus, fui contemplada.
Acho isso tão interessante: a inquietação, nas aulas de literatura - sempre questionava alguns métodos - me levou a ser técnica do Prazer em Ler-Escolas Públicas, assim como aluna ouvinte no Programa de Linguística Aplicada da PUC/SP em leitura e letramento, para posteriormente confluir o conhecimento teórico com o prático, transformando-o em projeto de mestrado.
Uma coisinha dentro de outra que leva à outra e assim por diante... Como as bonequinhas russas que tanto amo!
Repito sempre a frase de uma pessoa, a qual tenho uma afinidade espiritual considerável: "O que é teu é teu, ninguém tira. Apenas te prepara para vivê-lo com sabedoria! Integra-te".
É isso. Não vejo a hora das aulas começarem. Da vidinha acadêmica desenrolar... Viver o que tenho que viver, aprender, ensinar.

Good Luck !

2 comentários:

SUSHI disse...

Claro q não foi nenhum surpresa pra mim + essa vitoria. Por incrivel q pareça acredito q pra vc, nem o céu é o limite. Falo isso com toda VEEMÊNCIA do mundo, sem ter duvidas um só segundo.Vc é uma pessoa iluminada, um coração enorme e o melhor de td, é minha irmã. Amo vc e estarei sempre por perto. Parabens querida.

HH disse...

é queria... nem pra mim é uma surpresa tudo isso.